Prefeitura notifica Viação Apucarana por imprudência de motorista em passagem de nível

A Prefeitura de Apucarana, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) notificou na manhã desta segunda-feira (24/04) a Viação Apucarana LTDA. (VAL), empresa detentora da concessão do transporte coletivo urbano de passageiros, por episódio de imprudência praticado por motorista – na manhã do último sábado – e flagrado por câmera de segurança residencial das imediações.

A imagem de vídeo, que circulou pelas redes sociais e causou revolta junto à população, mostra o coletivo transpondo a linha férrea na região do Núcleo Habitacional Michel Soni (Recanto do Lago) e, por segundos, não sendo atingido pela composição férrea.

Ao comentar a notificação, o diretor-presidente do Idepplan, Carlos Mendes, afirmou que trata-se de uma ocorrência gravíssima. “Lamentamos, a segurança e a proteção de vidas devem estar sempre em primeiro lugar. A imagem é muito clara. Por pouco não ocorreu uma tragédia. A luz vermelha foi acesa e que isso sirva de alerta para a empresa e motoristas. Que as leis de trânsito sejam respeitadas e que situação como esta não venha se repetir. Concessão de serviços públicos é algo muito sério, jamais pode ser tratada desta forma ”, disse Mendes.

Ele frisa que o município conta com 17 passagens de nível na área urbana. “Todas estão com a manutenção da sinalização vertical e horizontal em dia. Trabalho que é executado pela empresa Rumo Logística é fiscalizado periodicamente pelo município”, pontua Mendes.

Ele assinala que pelo vídeo do episódio é possível verificar que o maquinista também cumpre com o protocolo de segurança, acionando a “buzina” várias vezes antes da composição passar pelo cruzamento. “Com relação a esta questão, ocorrida no sábado, com um motorista da VAL atravessando a passagem de nível forma abrupta, colocando em risco a vida dos passageiros, já notificamos a empresa que, pelo contrato de concessão, tem agora 30 dias para enviar explicação sobre as medidas tomadas. Neste retorno, vamos avaliar se as providências foram ou não suficientes”, esclarece Mendes.

Entre as respostas aguardadas e que serão analisadas pela administração municipal, será com relação às sanções impostas ao funcionário. “Aguardamos agora este trâmite. Sabemos que a empresa também já instaurou investigação e precisa seguir a legislação trabalhista”, argumenta Mendes, lamentando mais uma vez a “flagrante e grave imprudência”.


Fonte Prefeitura de Apucarana

Categoria:

Deixe seu Comentário