Polícia Federal prende o doleiro Alberto Youssef, delator da Lava Jato
O doleiro Alberto Youssef, um dos pivôs da Operação Lava Jato, foi preso pela Polícia Federal na cidade de Itapoá, no norte de Santa Catarina e segue para Curitiba. A prisão foi determinada pelo novo juiz da Lava Jato, Eduardo Fernando Appio, que substitui o ex-juiz Sérgio Moro na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba.
Durante a Lava Jato, Youssef fez um acordo de delação premiada, no qual ele ofereceu informações que poderiam levar à prisão de mais pessoas envolvidas nas investigações da operação. O doleiro é apontado como o chefe de um esquema de pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.
A custódia preventiva de Youssef foi decretada após representação fiscal para fins penais apresentada pela Receita Federal. Para Apppio, não há notícia de que o ex-doleiro tenha quitado seus débitos com o Fisco. Além disso, o magistrado levou em consideração que o condenado na Lava Jato não apresentou à Justiça seu endereço atualizado – ‘o que demonstra total desprestígio à justiça federal de seu país, bem como certeza de impunidade’.
Fonte Bem Paraná