Brasil é destaque em feira de Turismo em Madri
Brasil é destaque em feira de Turismo em Madri
Para trair visitantes e investimentos, Rio e Bahia montam estandes próprios, assim como as cidades de Maricá e Fortaleza.
O Brasil está bem representado na segunda maior feira de turismo do mundo, a de Madri, que chega a 43ª edição. Profissionais do setor mostram-se interessados, principalmente nas potencialidades ambiental e cultural. Ressaltando que a sustentabilidade é uma das vertentes desse ano. Por outro lado, um dos principais entraves para quem quer conhecer o Brasil é a logística: o preço da passagem e a falta de voos diretos e a má distribuição pela malha aérea nacional.
O evento ganha ainda mais importância por conta da divulgação da pesquisa da Organização Mundial do Turismo – também com sede na capital espanhola. O estudo aponta que dobrou o número de turistas estrangeiros pelo mundo em 2022 e que o setor deve permanecer aquecido este ano. Os dados ainda mostram que as Américas registram aumento de 65%.
A nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destaca que, no terceiro trimestre de 2022, o setor de viagens corporativas faturou R$ 3,3 bilhões no país, 11,6% superior antes da pandemia. No entanto, não é somente negócios que atraem os visitantes. O carnaval ainda é um dos principais apelos do Brasil no exterior.
"Uma pesquisa divulgada recentemente pela Embratur aponta que 80 mil viajantes já compraram passagem para passar o carnaval no Brasil esse ano. Podemos ampliar ainda mais essa participação de europeus na nossa festa, através de um intenso trabalho de divulgação do nosso destino, apresentando como a cidade está preparada para recebê-los", pontuou a diretora-executiva do Rio CVB/Visit.Rio, Roberta Werner.
Em Madri, estão representantes de 130 países e 600 expositores. Além da Embratur, os estados do Rio de Janeiro e da Bahia montaram espaços próprios e exclusivos, assim como as cidade de Fortaleza (Ceará) e Maricá (Rio de Janeiro).
Rio de Janeiro
Durante o evento o estado fluminense recebeu o prêmio "Excelência 2022" pela campanha de captação turística. A cerimônia contou com as presenças do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida e subsecretário de Grandes Eventos do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Monfort.
"O projeto [condecorado] 'O Rio Continua Lindo. E Perto' atuou em diversos destinos e ampliou a ocupação hoteleira no nosso Estado. Temos a missão agora de continuar com esse trabalho de promoção turística do Rio de Janeiro, do turismo doméstico para o mercado internacional, como estamos fazendo aqui na Fitur", afirmou o secretário.
O estande do Rio apresenta uma experiência imersiva com imagens das 92 cidades, que compõem o estado, além de espaço instagramável. Um bar, que reproduz a cenografia, característica dos quiosques da orla carioca. Na agenda do estande, atrações musicais e degustações com comidas e bebidas típicas.
Visit.Rio
Além do estande oficial do estado, a Cidade Maravilhosa conta com uma ampla agenda de atuação do Convention Bureau, que aproveita a relevância internacional da feira para divulgar sua nova marca, a "Visit.Rio", no mercado europeu, que é um importante emissor de turistas para capital fluminense.
"A ideia é que, em 2023, comecemos o trabalho de consolidar a marca, mostrando que o Rio se equipara a cidades do mundo com elevado potencial turístico, que já adotam portal com um marketplace, serviços completos e informações úteis aos visitantes. Paralelamente, vamos apresentar o nosso trabalho, a cidade e nossos associados, e colocar o Rio Convention como facilitador para empresas que tenham interesse em investir no Rio de Janeiro, seja para realização de eventos ou turismo de lazer e negócios", destacou Roberta Werner.
Fonte: IG