Muffato se inspira na Amazon e cria 1º mercado autônomo da América Latina
O grupo paranaense Muffato, sexta maior rede de supermercados do Brasil, acaba de abrir o primeiro mercado autônomo da América Latina. A novidade está em funcionamento em Curitiba desde a sexta-feira 4 e segue a inspiração da Amazon, gigante norte-americano que em 2020 inaugurou seu primeiro supermercado sem caixas registradoras, onde o consumidor escolhe os produtos e realiza o pagamento de forma autônoma.
Como vai funcionar? Ao entrar no mercado, o cliente aciona um QR code no aplicativo da rede e passa pela porta eletrônica. A partir deste momento, tudo o que ele pegar das prateleiras ficará registrado no aplicativo. Se devolver, a combinação de sensores também vai identificar e remover o item da lista.
Oeste questionou o grupo Muffato sobre o que acontece se a bateria do celular acabar durante as compras. “Não tem problema. Uma vez dentro da loja, o sistema segue direcionando os produtos adquiridos para o cadastro. Quando o cliente acessar o aparelho novamente, a lista estará lá e será debitada do cartão cadastrado. O celular, na verdade, serve apenas para dar acesso à loja”, disse a loja.