Quem é Padre Kelmon, que enfrentou Lula na Globo

O presidente Jair Bolsonaro e Lula eram os candidatos mais esperados no debate da Globo. O Padre Kelmon (PTB-BA), contudo, atraiu os holofotes, ao subir o tom com o petista e fazer uma “dobradinha” com o chefe do Executivo.

“Vários de seus comparsas foram presos e disseram que você era o chefe do maior esquema de roubo de corrupção da história mundial”, disse o Padre Kelmon, ao ex-presidente Lula. “Renato Duque e Palocci são alguns exemplos, o seu próprio vice disse que você quer voltar à cena do crime. Por que tanta gente próxima de você foi presa e te denunciou? Você era o chefe do esquema?”

Visivelmente constrangido, Lula atacou o adversário. “Você é um candidato laranja”, disparou. “Você não é padre, está fantasiado.” Durante o debate, o religioso chegou aos trending topics do Twitter. Mas quem é Padre Kelmon?

Padre Kelmon é padre?

Recentemente, as credenciais do Padre Kelmon foram questionadas pela imprensa brasileira, que publicou um posicionamento da Igreja Ortodoxa do Brasil, informando que Kelmon nunca foi padre ou associado da agremiação.

Oeste teve acesso à carta que o Padre Kelmon recebeu do templo onde serve, a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Perú, para rebater acusações.

“Padre Kelmon Luis Souza é reconhecido por nossa Santa Igreja Ortodoxa como pároco interino sediado no Vicariato Episcopal do Brasil, com Código de Filiação N° BR0002PB”, informou o documento. “Kelmon é responsável pela Missão Paroquial Ortodoxa Malankar de São Lázaro na Ilha de Maré, na Bahia.”

Conforme a igreja, Kelmon licenciou-se do cargo para disputar a Presidência. Segundo Kelmon, se Lula ganhar, será “um retrocesso e aprofundamento do socialismo no Brasil, com tudo o que ele traz consigo: corrupção, miséria”.

Vida

Nascido em 1976, Kelmon Luís ingressou no Seminário Mater Ecclesiae, dos Legionários de Cristo, em São Paulo (SP), aos 20 anos, seguindo sua formação nos seminários Santana e Santa Catarina de Alexandria, o primeiro romano e o segundo ortodoxo. Em 2003, decidiu seguir sua caminhada como ortodoxo.

Ordenado diácono em 2014 na igreja Ortodoxa, o baiano de Salvador chegou ao cargo de sacerdote no ano seguinte. Sua primeira experiência sacerdotal foi em Pedreira, extremo da zona sul de São Paulo, atendendo populações mais carentes. Depois, seguiu para Joinville (SC) e Cachoeira de Macacu (RJ).

Em seguida, foi ao Nordeste servir na Paróquia de São Francisco, na cidade de Serrolândia (PE). Após essa peregrinação, viajou para a Bahia, onde aceitou o desafio de criar uma missão ortodoxa numa ilha e, dali, criar uma paróquia.

Conheceu Roberto Jefferson, então presidente nacional do PTB, em 2020, e ambos tornaram-se amigos. Neste ano, foi escolhido vice na chapa de Jefferson. A Justiça impediu o cabeça de chapa de disputar a Presidência. Dessa forma, Kelmon tornou-se o nome do PTB para concorrer ao Palácio do Planalto.

Fonte Revista Oeste

Categoria:

Deixe seu Comentário