Inteligência artificial detecta palavras a partir de pensamentos

Pesquisadores da Meta, dona do Facebook, estão desenvolvendo uma ferramenta com inteligência artificial (IA) capaz de decodificar a linguagem humana. A expectativa dos cientistas é que a nova tecnologia consiga ler as ondas cerebrais de uma pessoa e adivinhar o que o indivíduo gostaria de dizer — apenas com base em seus pensamentos.

Essa iniciativa ajudaria pessoas que sofreram lesões cerebrais traumáticas e, por consequência, não conseguem se comunicar através da fala e dos gestos. Para testar a funcionalidade da IA, a equipe analisou a atividade cerebral de 169 adultos saudáveis, que ouviram histórias e frases em voz alta.

O programa de IA recebeu 56 mil horas de gravações de falas de 53 idiomas. A partir disso, encontrou padrões, observou o comportamento dos cérebros humanos em determinadas palavras e adivinhou o que a pessoa estava pensando. Nos testes, o software citou a resposta certa em suas dez primeiras suposições em 73% das vezes — o que foi considerado um bom resultado.

O aparelho foi capaz de decifrar as informações corretamente porque recebeu uma lista finita de possibilidades, o que não aconteceria no mundo real.

Fonte Revista Oeste

Categoria:

Deixe seu Comentário