Crescem no país casos de gripe em crianças e jovens

Um boletim divulgado nesta sexta-feira, 2, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) demonstra o aumento recente no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em  crianças e adolescentes de zero a 17 anos. O aumento se refere ao período de 21 a 27 de agosto e tem como base os dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 29.

O boletim InfoGripe não informa de quanto é o aumento, mas observa que o crescimento dos casos foi maior entre crianças de 5 a 11 anos, em diversos Estados, nas primeiras semanas de agosto.

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, afirmou que dados laboratoriais ainda não permitem identificar com clareza o vírus associado a esse aumento. Segundo ele, em alguns estados das regiões Sul e Centro-Oeste, há indícios de predomínio de rinovírus no público de 5 a 11 anos para as semanas recentes, mas os dados ainda são preliminares.

Gomes disse que o crescimento, restrito ao público infantil, está temporalmente associado ao retorno às aulas, depois das férias escolares. Por isso, reforça a importância de cuidados mínimos como boa ventilação das salas de aula e o isolamento das crianças com sintomas de infecção respiratória.

Já na população em geral, o cenário mostra queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas), e estabilidade na tendência de curto prazo (últimas três semanas). A curva nacional continua em processo de estabilização para patamar similar ao mantido em abril de 2022, o mais baixo desde o início da epidemia da covid-19 no país.

Fonte Revista Oeste

Categoria:

Deixe seu Comentário