Crítico do governo compra site que apoiava Bolsonaro e o compara a Hitler
Um crítico do presidente Jair Bolsonaro (PL) comprou um site, em janeiro deste ano, que, anteriormente, apoiava o presidente. Agora, o domínio “bolsonaro.com.br” passou a publicar ataques contra o chefe do Executivo. O site retrata Bolsonaro como uma “ameaça ao Brasil” e tem na página inicial uma charge comparando o presidente ao ditador alemão Adolf Hitler.
As publicações mostram o candidato à reeleição como um “expoente do neofascismo mundial”, que ele sempre “apoiou a violência” e compara regimes autoritários como os de Nicarágua, de Daniel Ortega —amigo de Lula (PT) —, com o atual momento político do Brasil.
O site também acusa Bolsonaro de aplicar uma “política de morte” durante a pandemia de Covid-19 e mostra uma charge com presidente “atirando” o vírus nas pessoas. A Oeste confirmou que o registro do portal está em nome de Gabriel Baggio Thomaz e que o site foi atualizado pela última vez em 11 de agosto deste ano.
Até 30 de março do ano passado, o mesmo site era usado para divulgação de grandes feitos do governo Bolsonaro. Atualmente, o portal tem até uma contagem regressiva contando os dias para “fim” do atual governo, depois das eleições de outubro. Na parte inferior da página inicial tem uma frase que indica que o endereço “não é administrado e nem pertence à família Bolsonaro”.
A resolução 23.610 do Tribunal Superior Eleitoral, disciplina a propaganda eleitoral e dá ampla liberdade de manifestação para o cidadão. No entanto, a mesma resolução também veda a divulgação de conteúdo inverídico ou ofensivo à honra dos candidatos.
Procurados por Oeste, o site que atacou o presidente e o Palácio do Planalto não se manifestou até o final desta reportagem.
Outros sites seguem a mesma linha
O domínio “mulherescombolsonaro.com” simula um endereço que pode atrair apoiadores do presidente. Contudo, a página se propõe a criticar e atacar o chefe do Executivo trazendo vídeos que, em tese, mostrariam que Bolsonaro “não gosta das mulheres”.
Na página inicial é possível ler “confira aqui os episódios mais marcantes da relação de Jair Bolsonaro com mulheres ao longo de sua trajetória política”. O site também informa que todas as notícias são “verificadas”, como “Bolsonaro agride mulher”, “Bolsonaro contra o direito das empregadas domésticas” e muitos outros.
Outro portal é o “tiravotodojair.com” que propõe um guia para “derrotar Bolsonaro”. O site usa memes e vídeos, que atingem o público mais jovem, para expor “problemas” do atual governo e usá-los como uma contrapropaganda na reeleição do presidente.
Já o “bolsoflix.com“, disponibiliza diversos vídeos sobre a atuação do governo durante a pandemia e acusações contra a família Bolsonaro. É possível baixar todo o conteúdo para compartilhar com os amigos, esse é o intuito do site.
Fonte Revista Oeste