China vai tentar ‘forçar’ chuva para salvar colheita
A China vai tentar “forçar” uma chuva para contornar a seca que poderá prejudicar sua colheita de grãos de outono. Segundo o jornal Global Times, a medida é considerada emergencial. A colheita de outono representa 75% da produção agrícola anual da China. O país enfrenta o verão mais quente e seco desde que o governo começou a registrar chuvas e temperaturas, há 60 anos.
O Ministério da Agricultura informou que as autoridades “tentarão aumentar a chuva” jogando produtos químicos nas nuvens e pulverizando as plantações com um “agente de retenção de água” para limitar a evaporação. Segundo o ministro da pasta, Tang Renjian, o plano é tentar “aumentar a quantidade de chuva”, mas ele não mencionou em quais regiões isso deve acontecer.
A seca é mais um desafio para o Partido Comunista, que está tentando sustentar o fraco crescimento econômico e promover o terceiro mandato do presidente Xi Jinping. Uma colheita de grãos menor para a China aumentaria a demanda por importações.
Fábricas na Província de Sichuan, no sudoeste da China, foram fechadas, na semana passada, para economizar energia para as residências, pois a demanda por ar-condicionado aumentou muito com as temperaturas de até 45º Celsius.
Fonte Revista Oeste