Na política de ‘covid zero’, até peixes são testados na China
Um vídeo divulgado nas redes sociais, com milhões de visualizações e compartilhamentos, mostra uma equipe de profissionais da saúde fazendo exame de covid em peixes na cidade de Xiamen, no sudeste da China. A cidade litorânea, na província de Fujian, encomendou testes PCR para os pescadores e os peixes capturados, de acordo com declarações do supervisor de pesca da localidade.
A medida foi justificada como parte da política chinesa de covid zero, que confina moradores e cidades inteiras para evitar a propagação da variante Ômicron. “Nós testamos ao mesmo tempo humanos e aquilo que eles capturaram”, disse o supervisor de pesca que integra o Departamento Municipal de Desenvolvimento Oceânico de Xiamen, citado pela imprensa local.
Milhões de pessoas compartilharam o vídeo dos exames em peixes, como mostra a publicação nesse perfil.
Segundo o supervisor de pesca de Xiamen, a província de Hainan, cujo número de casos disparou nas últimas semanas, também está testando os peixes. “Dizem que o surto pode ter sido desencadeado pelo comércio de produtos marinhos entre pescadores locais e os seus colegas estrangeiros”, afirmou o membro do departamento de pesca de Xiamen.
No fim de semana, o Hainan Daily, o jornal oficial de Hainan, no sul, informou que trabalhadores médicos da cidade de Danzhou testaram peixes em barcos de pesca, depois de a cidade ter entrado em confinamento, para combater um surto que se alastrou a toda a província.
A mesma operação foi realizada em mercados de frutos do mar em Xangai, no final de março, durante o seu pior surto de covid-19, que levou a um bloqueio de dois meses.
Apesar do governo chinês dizer que o vírus pode sobreviver em alguns alimentos, autoridades de saúde de outros países afirmam que não há evidências confiáveis de que esse risco exista.
Fonte Revista Oeste