Anvisa derruba uso obrigatório de máscaras em voos e aeroportos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira, 17, derrubar a obrigatoriedade do uso de máscaras em voos domésticos e aeroportos do país, em iniciativa que vigorou desde 2020, no esforço de combate à pandemia do coronavírus. A medida entra em vigor imediatamente, assim que for publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A retirada da obrigatoriedade foi decidida em encontro da Diretoria Colegiada da Anvisa. A partir de agora, o uso de máscaras passa a ser apenas uma recomendação.

Alex Machado Campos, diretor da Anvisa, argumentou na reunião desta quarta-feira que a decisão da agência considera critérios técnicos e o cenário epidemiológico da doença no Brasil.

“A máscara cumpriu um papel efetivo de salvar vidas, mas é preciso ter proporcionalidade, até por que medidas como essa tiveram ampla adesão da população, por mais inconvenientes que fossem, e acredito que esse é um legado que a sociedade brasileira passou a estabelecer: o uso da máscara como um instrumento de defesa”, afirmou.

A nova decisão representa uma tendência da diminuição das restrições contra a covid-19 no Brasil. Em maio deste ano, a Anvisa já havia aprovado a volta do serviço de bordo em voos domésticos.

Dessa forma, o Brasil se junta a países da Europa e aos Estados Unidos, que já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos.

Em maio, a União Europeia atualizou suas restrições e desobrigou o uso do acessório. Antes, em abril, os Estados Unidos já tinham retirado a obrigatoriedade das máscaras nos aviões.

Fonte Revista Oeste

Categoria:

Deixe seu Comentário