Frente fria derruba temperaturas e Maringá pode ter mínima de 6°C nos próximos dias
A passagem de duas frentes frias pelo sul do Brasil está provocando mudanças bruscas no tempo no Paraná. Desde esta terça-feira, 16, chove em diversas regiões do estado e o clima quente que vinha sendo constante está dando lugar às temperaturas mais amenas.
No entanto, a expectativa de meteorologistas é que as frentes frias derrubem ainda mais as temperaturas nos próximos dias, trazendo de volta ao estado o frio intenso. Um aviso meteorológico emitido pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) nesta semana também destaca que, após as chuvas, uma intensa massa de ar frio deve tomar conta do estado.
“Para o final da semana, após as chuvas, está previsto o ingresso de uma massa de ar polar (frio e seco), que provocará queda acentuada das temperaturas em todo o Estado. O frio será rigoroso, inclusive no Norte e na Região Metropolitana de Curitiba. Há possibilidade de geadas nas regiões Sul e Centro-Sul”, informou o instituto meteorológico.
O mesmo alerta foi feito pelo meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mamedes Luiz Melo em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira, 17. Segundo ele, o sul e o sudeste do País podem se preparar para a “frente fria severa” que está avançando pelas regiões. Conforme destacou, uma massa de ar polar está vindo da Argentina em direção ao Brasil e vai diminuir consideravelmente as temperaturas a partir da próxima sexta-feira, 19. Há, inclusive, previsão de geada.
Em Maringá, apesar de os institutos meteorológicos indicarem que o frio intenso se instala na cidade a partir de sexta-feira, é possível perceber que as temperaturas já estão mais amenas. Nesta quarta, o município registrou mínima de 16°C, enquanto a máxima não deve passar dos 20°C.
Na quinta-feira, enquanto ainda há previsão de chuva na cidade, as temperaturas não caem bruscamente. De acordo com o Simepar, são esperados aproximadamente 50 milímetros de chuva na cidade. A mínima prevista é de 13°C e a máxima de 19°C.
Na sexta-feira, o tempo volta a ficar firme e o frio se intensifica. A previsão é que Maringá tenha mínima de apenas 8°C. Apesar do sol, a máxima não deve passar dos 15°C.
O sábado, 20, porém, deve ser o dia mais frio da semana na cidade. O amanhecer deve ter mínima de apenas 6°C. À tarde, o tempo volta a esquentar, principalmente por causa da presença de sol, e a máxima deve chegar aos 20°C.
No domingo, 21, as temperaturas começam a subir. Nesse dia, a mínima será de 10°C e a máxima deve chegar aos 23°C.
Fonte GMC Online