Última superlua do ano acontece nesta quinta e há chance de o tempo colaborar

Se o tempo colaborar, e pode ser que isso aconteça, os curitibanos também poderão ver mais a terceira e última superlua do ano na noite desta quinta (11). Na prática, a Lua aparecerá maior e mais brilhante do que o normal, já que ela estará próxima ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.

Para avistar a superlua, não é preciso usar nenhum equipamento especial. Basta que as condições climáticas estejam favoráveis, sem nuvens. Uma sugestão é olhar para o céu logo após a Lua surgir, horário que varia dependendo da sua região e fuso horário. Em Curitiba, por exemplo, a Lua irá nascer às 17:39 e segundo o Simepar, o céu estará limpo. Porém, na tarde desta quinta (11) já era possível notar um aumento das nuvens no céu de Curitiba.

A superlua de agosto é conhecida como “Superlua de esturjão”, um peixe que era encontrado em bastante quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto imenso de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos.

“No entanto, a superlua desta quinta-feira (11) é considerada uma superlua de ‘raspão’. Isso porque ela não está tão próxima do perigeu. O instante da lua cheia será às 22h35 (horas de Brasília) desta quinta e o perigeu ocorreu ontem, dia 10, às 14h08 (hora de Brasília). A gente já teve outras duas superluas este ano que aconteceram bem mais próximas do perigeu. Por isso, estamos chamando essa superlua de hoje de ‘superlua de raspão’”, explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

E vem chuva de meteoros

Nesta sexta (12) e sábado (13), a chuva de meteoros Perseidas alcançará seu pico nos dias 12 e 13 de agosto. Segundo a Nasa, observadores no hemisfério norte poderão ver o fenômeno, que geralmente resulta em 50 a 100 “estrelas cadentes” (meteoros) por hora no seu auge. Esse ano, porém, justamente por causa da Lua, a chuva de meteoros terá sua intensidade reduzida, com a expectativa de no máximo 20 a cada hora.

No hemisfério sul, que inclui o Brasil, a Perseidas será melhor visível em cidades do Norte e Nordeste do país.

Fonte Bem Paraná

Categoria:

Deixe seu Comentário