Produção orgânica cresce e ganha espaço na região
Postado 23/07/2022 15H24
Produção orgânica cresce e ganha espaço na região
Apucarana é a cidade da região com mais produtores orgânicos inscritos. São 28, no total
A agricultura orgânica está ganhando espaço nos municípios da região. São 87 produtores inscritos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos em 2022 contra 25 em 2019, um crescimento de 248%. O número, no entanto, é muito maior. Há vários agricultores cultivando produtos sem agrotóxico e respeitando uma série de regras agroecológicos, mas que ainda estão em fase de transição para ingressar no cadastro.
Apucarana é a cidade da região com mais produtores orgânicos inscritos. São 28, no total. Outras duas cidades também se destacam: Jandaia do Sul, com 18, e Jardim Alegre, com 16. Os demais estão distribuídos em 9 municípios (ver grafo). Em 2019, o mapa dos certificados era diferente: Arapongas (9), Marilândia do Sul (4), Jandaia do Sul (3), Kaloré (3), Apucarana (2), Jardim Alegre (2) e Rio Branco do Ivaí (2).
O coordenador do programa de agroecologia no Paraná, André Luís Alves Miguel, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), afirma que o Paraná é o estado com o maior número de produtores orgânicos do País. “O Paraná responde, atualmente, a 16% do número total agricultores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos”, explica.
Segundo ele, o setor está em expansão. “Nós temos um cálculo de que a produção orgânica dobra a cada quatro ou cinco anos”, assinala.
Fonte: Tnonline
Categoria: