Francisco aconselha jovens a comerem menos carne para ‘salvar o meio ambiente’
Em uma carta enviada à Conferência da Juventude da União Europeia, realizada em Praga entre 11 e 13 de julho, o papa Francisco fez um apelo aos jovens para consumirem menos carne. O objetivo: “ajudar a salvar o meio ambiente”.
“É urgente reduzir o consumo não só de combustíveis fósseis, mas também de tantas coisas supérfluas”, disse o líder da Igreja Católica. “Também em algumas áreas do mundo seria conveniente consumir menos carne: isso também pode contribuir para salvar o meio ambiente.”
Além de relacionar o consumo de carne com as “mudanças climáticas”, o papa Francisco defendeu ainda a educação para todos e aconselhou os mais jovens a não ouvirem o “canto das sereias” de uma vida de luxo reservada a uma “pequena porção do mundo”.
“Em vez disso, tenham essa ‘visão ampla’, que pode abranger o restante da humanidade, que é muito maior que a Europa”, advertiu Sua Santidade. “Que vocês possam aspirar a uma vida de dignidade e sobriedade, sem luxo e desperdício, para que todos em nosso mundo possam desfrutar de uma existência digna.”
Comer menos carne faz parte de discurso contra mudanças climáticas
Em outubro de 2021, o papa Francisco e lideranças religiosas fizeram um apelo conjunto aos participantes da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que foi realizada em Glasgow, na Escócia. No documento, Francisco tratou o aquecimento global como “ameaça grave”. Dessa forma, pediu aos governantes mundiais que tomem medidas urgentes para a “preservação ambiental”.
“Isso permitirá dar uma esperança concreta às futuras gerações”, disse Francisco. “Vamos acompanhar com nosso compromisso e nossa proximidade espiritual.”
Fonte Revista Oeste