Conheça o veículo hipersônico da FAB

Em 14 de dezembro,
o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, sediou o lançamento do
primeiro veículo com motor hipersônico aspirado (scramjet na
sigla em inglês) construído no Brasil: o Demonstrador 14-X S.
Segundo o governo
brasileiro informou à CNN Brasil, o veículo atingiu a “fronteira” entre a Terra
e o espaço, percorrendo um total de 200 quilômetros (km) de distância, e caiu
numa área segura no Oceano Atlântico.
Veículos
supersônicos alcançam qualquer velocidade acima da unidade de medida Mach 1
(cerca de 1,2 mil km/h) até Mach 5 (aproximadamente 6,2 mil km/h). Além dessas
faixas, entra-se na chamada “zona hipersônica”.
É esse território
que está sendo explorado por pesquisadores brasileiros do Departamento de
Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB). O teste
no Maranhão foi uma etapa de um projeto ambicioso.
Caso seja
bem-sucedido, o Brasil ocupará um lugar privilegiado no mercado de motores para
veículos hipersônicos, podendo tanto ampliar seus equipamentos domésticos, como
vender seus produtos para a indústria estrangeira.
Testes da
FAB
Batizada de Propulsão
Hipersônica 14-X, em homenagem ao 14-Bis do aviador Santos Dumont, o
propulsor scramjet do Demonstrador 14-X S alcançou
uma velocidade próxima a Mach 6 (seis vezes a velocidade do som) logo no
primeiro teste, realizado em 2008. A velocidade de Mach 6, contudo, é apenas
uma fração do potencial dos motores scramjet.
Conforme a FAB,
depois de aprimoramentos realizados ao fim dos primeiros testes, o sistema em
desenvolvimento no Brasil conseguirá voar a Mach 10 (cerca de 12 mil km/h).
Como comparação, o avião comercial supersônico Concorde — desenvolvido por
franceses e ingleses na década de 1970 — voava a cerca de Mach 2.04
(aproximadamente 2 mil km/h).
O projeto prevê
pelo menos mais três ensaios de voo nos próximos anos de modo a demonstrar o
funcionamento e rendimento do motor scramjet. Na última etapa,
chamada 14-XWP, a FAB espera ter um veículo hipersônico autônomo
totalmente funcional, com capacidades de controle e manobra.
Motor
relativamente simples
Diferentemente de
motores a jato, o scramjet não possui partes móveis, como compressores e
turbinas que comprimem o ar nas câmaras de combustão. Esse tipo de propulsor
também dispensa sistemas de ignição.
Em vez disso, a
queima da mistura de combustível e ar ocorre pelo calor na câmara de combustão,
que esquenta por força do atrito gerado pela passagem do ar em alta velocidade.
Fonte Revista
Oeste