Apucarana investe na formação de profissionais para aprimorar o atendimento em saúde mental .

Apucarana investe na formação de profissionais para aprimorar o atendimento em saúde mental

Apucarana foi o único município da 16ª Regional de Saúde que aderiu ao projeto Nós na Rede, do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz

Na manhã desta sexta-feira (8), o polo apucaranense da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sediou a aula inaugural do curso Nós na Rede. Promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a formação tem como objetivo qualificar profissionais da Rede de Atenção Psicossocial para o cuidado de pessoas em sofrimento mental, com ênfase no acolhimento de usuários de álcool e outras drogas e na atenção a indivíduos em conflito com a lei.

Apucarana foi o único município da 16ª Regional de Saúde que aderiu ao projeto Nós na Rede. No total, serão ofertadas duas turmas com 30 participantes cada. A formação contará com a participação de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), CAPS Infantojuvenil, Programa Saúde da Família (PSF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro POP, Ambulatório de Saúde Mental do Cisvir, além de servidores da Prefeitura. O curso possui carga horária de 120 horas, sendo 30 horas presenciais e 90 na modalidade de Educação a Distância (EAD).

A coordenadora do CAPS AD e supervisora regional do projeto Nós na Rede, Jackeline Aristides, ressaltou o empenho da gestão municipal em garantir a qualificação dos profissionais de saúde. “A gestão compreendeu a importância de liberar os trabalhadores para estudarem. Por isso, semanalmente, eles terão quatro horas e meia dedicadas ao curso, que possui uma carga horária significativa na modalidade a distância”, afirmou.

“A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) não poderia deixar de apoiar essa iniciativa. Estamos reforçando nossa rede de saúde mental, com a reposição de profissionais e a valorização da qualificação contínua. É uma ação concreta em prol de um atendimento mais humano e eficiente,” acrescentou a superintendente administrativa da AMS, Stela Maris Lopes Santini.

A aula inaugural foi conduzida pela psicóloga e educadora do projeto Nós na Rede, Thaise Dantas, de Cianorte. “Hoje realizamos um encontro introdutório para apresentar o funcionamento do curso e iniciar o diálogo sobre a realidade local. O Nós na Rede é um processo construído de forma ativa pelos educandos, que serão convidados a refletir sobre suas práticas, adaptá-las ao território e aprimorar a qualidade do cuidado oferecido à população”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Categoria:

Deixe seu Comentário