Após representar Apucarana na Holanda com apoio da prefeitura, artista retribui com arte sensível no Lar São Vicente de Paulo

Após representar Apucarana na Holanda com apoio da prefeitura, artista retribui com arte sensível no Lar São Vicente de Paulo
A artista visual e muralista Mônica Ishiba finalizou nesta quinta-feira (07/08) uma obra emblemática nas dependências internas do Lar São Vicente de Paulo, em Apucarana. A pintura retrata uma criança, de semblante sereno, brincando com um barquinho de papel em um ambiente que simboliza o cuidado humanizado com a terceira idade. A ação integra a contrapartida social de um projeto apoiado pela Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Apucarana, que possibilitou à artista representar a cidade em um festival de grafite na Holanda.
Reconhecida por retratar luz, emoções humanas e o corpo em suas obras, Mônica revela sua afinidade por temas ligados à infância. “É algo que me faz sentir bem. Penso que a infância é um lugar onde todos sempre acabam, de uma forma ou de outra, revisitando ao longo da vida em diversos momentos”, comenta a artista. “Trouxe essa obra com muito amor e carinho para os idosos do Lar. Estou feliz com o resultado e espero que ela traga alegria e luz a este espaço”, afirmou, agradecendo o apoio institucional. “Agradeço ao prefeito Rodolfo Mota, ao secretário Recife e aos membros do Conselho Municipal pela oportunidade de representar Apucarana em um intercâmbio tão enriquecedor. Um pouco do que vivi lá está nesta obra”, destacou.
O painel foi conferido de perto pelo secretário municipal Rodrigo Liévore “Recife”, que parabenizou Mônica em nome do prefeito. “É uma obra magnífica, com uma mensagem sensível que nos convida a refletir sobre a cronologia da vida. Cada pessoa pode, a partir de suas vivências, traçar paralelos entre infância e terceira idade”, pontuou. Ele também destacou o compromisso da gestão com os talentos locais: “A Mônica Ishiba é uma artista admirável, e seu trabalho agora pode ser apreciado todos os dias pelos internos, familiares, voluntários e equipe do Lar São Vicente de Paulo”, ressaltou Recife, agradecendo também ao Conselho Municipal de Cultura, que deliberou o apoio via Fundo Municipal de Cultura.
Autodidata desde os quatro anos de idade, Mônica Ishiba pinta grandes murais e telas com temas como leis universais, esperança e autoconhecimento. Já participou de exposições no Brasil e no exterior, além de desenvolver projetos sociais. “Mônica é um dos grandes talentos da nossa cidade. Seguimos firmes no compromisso de valorizar a cultura e apoiar os artistas locais”, concluiu o prefeito Rodolfo Mota.
Fonte: Prefeitura de Apucarana