Câmara de Apucarana estreia novo sistema digital no plenário.
Postado 06/05/2025 20H23

Câmara de Apucarana estreia novo sistema digital no plenário
Legislativo também anunciou contratação da inteligência artificial Gemini, desenvolvida pelo Google
A Câmara de Apucarana deu um passo importante rumo à modernização dos seus trabalhos legislativos na noite desta segunda-feira (5), com a estreia do novo plenário digital. Na primeira sessão com votação totalmente informatizada, os vereadores apreciaram 13 matérias, entre projetos de lei, requerimentos e uma moção de aplausos.
O destaque foi o início da operação do painel eletrônico, que registra de forma automatizada os votos dos parlamentares e exibe, em tempo real, os resultados ao público através de dois telões — voto a voto, de forma individualizada. Segundo o presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), a novidade representa um avanço importante em transparência e eficiência. “Essa é uma ferramenta que vem somar aos esforços de tornar o processo legislativo mais dinâmico e acessível à população”, destacou.
A implantação do painel faz parte do processo de modernização da Casa e foi viabilizada por meio de um projeto de resolução de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), aprovado pelos parlamentares. “Tivemos a instalação de um plenário inovador. Como vivemos na era da tecnologia, acredito que a inovação deve ser uma aliada do Poder Público, assim como é do setor privado. Nosso objetivo é aproximar ainda mais a população do Legislativo, promovendo uma interação mais ampla com aqueles que sempre incentivamos a participar das sessões e acompanhar nosso trabalho”, destacou.
Instalação
Na última semana, por conta da instalação do novo equipamento, as sessões extraordinárias foram realizadas de forma totalmente online. Ainda nesta segunda-feira, antes da sessão ordinária, os vereadores participaram de uma sessão teste para conhecer melhor as funcionalidades do novo sistema.
Para o chefe do setor de Tecnologia da Câmara, Ivan Lúcio, a atualização representa um salto de qualidade no suporte às atividades legislativas. “Substituímos equipamentos antigos por soluções mais modernas, com maior confiabilidade e desempenho. O novo sistema facilita a operação durante as sessões e proporciona uma transmissão mais estável e de melhor qualidade para quem acompanha de casa”, explicou.
Inteligência artificial
Além da tecnologia de votação, a Câmara anunciou uma inovação inédita no estado: a contratação da inteligência artificial Gemini, desenvolvida pelo Google. Apucarana será a primeira Câmara Municipal do Paraná a utilizar o sistema, que será integrado ao banco de dados legislativo e também trará informações do munícipio, oferecendo suporte direto aos trabalhos dos parlamentares. “Com essa tecnologia, todos terão mais agilidade para pesquisar projetos, legislações anteriores e dados administrativos, contribuindo para decisões mais fundamentadas”, afirmou o presidente Acioli.

Vereadores e vereadora passaram por sessão teste para conhecer melhor o novo sistema (Felipe Silva Cruz - Milkie)

Votações e inscrições podem ser feitas digitalmente com nova tecnologia
Fonte: Câmara de Apucarana
Categoria: