“Centro Dia” ganha sede no centro de Apucarana
“Centro Dia” ganha sede no centro de Apucarana
A partir de janeiro, o Centro Dia da Pessoa Idosa de Apucarana passa a funcionar em novo local. O programa, destinado ao atendimento especializado de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social que possuem algum grau de dependência de cuidados, funcionará em imóvel central, a apenas duas quadras da Praça Interventor Manoel Ribas, na Rua Irmã Eleutéria, nº 205. Até então, as atividades aconteciam no Centro de Convivência do Idoso, no Jardim Aeroporto, cujo imóvel está em reforma.
A apresentação da nova sede, que passa a se chamar Centro Dia Domingos Farinha Martins, aconteceu nesta quarta-feira (19/12) em ato informal com um café da tarde conduzido pelo secretário Municipal da Assistência Social, Juliano Dalla Costa, que na ocasião representou o prefeito Júnior da Femac. Além de membros da equipe técnica da assistência social, também prestigiaram o café Willian Farinha, filha do homenageado, e a futura secretária da Assistência Social, Fabíola Cristina Carreiro.
Atualmente, o Centro Dia atende a 14 idosos com atendimento que envolve atividades da vida diária, como manutenção da saúde, higiene, cuidado pessoal, mobilidade, memória, entre outras ações que visam garantir autonomia e independência. “Neste programa, os idosos são buscados em casa pela manhã e passam o dia no Centro Dia, onde recebem alimentação, atividades físicas, atendimento psicológico e de saúde, participam de ações culturais, recebem orientações sócio-familiar, entre outras atividades em grupo”, pontua Juliano Dalla Costa, secretário municipal da Assistência Social.
O programa funciona de segunda a sexta-feira, com o transporte para a unidade é realizado pela equipe municipal e as atividades são realizadas em horário comercial, para promover às famílias apoio na prestação dos cuidados. “O Centro Dia é ainda um importante serviço na prevenção do isolamento e institucionalização social, bem como para a melhora da qualidade de vida do idoso. Todos atendidos possuem histórias de superação que nos motivam a trabalhar e continuar ainda mais fortes na busca da melhoria do serviço, que já é de excelência. Por muito tempo lutamos por esta nova sede e, com apoio do prefeito Júnior da Femac e empenho de toda nossa equipe, conseguimos concluir ainda em tempo de entregarmos dentro da atual gestão”, comemorou, agradecendo ainda as famílias dos idosos pela confiança no atendimento.
A futura secretária da pasta, Fabíola Cristina Carrero, aprovou o novo espaço e garantiu continuidade do Centro Dia. “Parabenizo ao Juliano e toda equipe pelo carinho e capricho na estruturação desta nova sede. É um presente para os idosos e também para nós, da nova gestão. Um trabalho de excelência que tem que continuar e vai continuar”, garantiu.
Emoção – Momentos de emoção marcaram o evento quando o homenageado com o nome da unidade, Domingos Farinha Martins, era citado. Falecido no dia 5 de maio deste ano aos 88 anos, Seu Farinha, como era conhecido, foi um cidadão engajado em lutas sociais, tendo participado de conselhos municipais de defesa da população, nas áreas de saúde, da pessoa idosa e da assistência social. “A escolha do nome do Seu Farinha foi uma justa homenagem àquele que foi um grande parceiro da pessoa idosa, sempre atuante nos conselhos da cidade”, concluiu Juliano Dalla Costa, secretário da Assistência Social de Apucarana, puxando uma salva de palmas.
Fonte: Prefeitura de Apucarana