Plantação de trigo é atingida por incêndio em Apucarana.
Postado 04/09/2024 18H44
Plantação de trigo é atingida por incêndio em Apucarana
Fogo começou no último domingo (1) após mulher atear fogo em materiais de confecção às margens de estrada rural
Incêndios ambientais registrados na zona rural estão deixando agricultores em alerta na região de Apucarana (PR). Na tarde desta quarta-feira (4), o fogo destruiu aproximadamente 1 alqueire de uma plantação de trigo, em uma propriedade localizada na saída para Arapongas, próximo ao Cemitério Portal do Céu. Outro incêndio florestal de grandes proporções consumiu cerca de 10 alqueires da zona rural de Rio Bom.
Em Apucarana, o agricultor Claudio Lourenço conta que conseguiu salvar sua plantação de trigo a tempo, entretanto, as chamas continuavam queimando a área de mato até a tarde desta quarta-feira (4). Há indícios de que o incêndio seja criminoso.
Lourenço relata que o caseiro da propriedade flagrou uma mulher ateando fogo em restos de confecção, como bonés e camisetas, às margens da estrada no último domingo (1). O fogo se alastrou pelo mato até chegar à plantação de trigo. “Me falaram que essa pessoa vem direto colocar fogo em resto de confecções. Ela deve parar com isso”, comentou o agricultor.
Outro incêndio foi filmado nesta quarta-feira (4) por uma moradora da região do Parque da Raposa, também em Apucarana. Nas imagens é possível ver a mulher tentando apagar as chamas com uma mangueira
RIO BOM
Na manhã de terça-feira (3), um incêndio destruiu aproximadamente 10 alqueires de uma propriedade rural localizada às margens da PR-359 entre Rio Bom e Marilândia do Sul. O Corpo de Bombeiros foi acionado, juntamente com o caminhão-pipa da Prefeitura de Rio Bom, que ajudou no controle das chamas.
Levantamento junto ao Sistema de Estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros mostra que de janeiro até esta quarta-feira (4) foram 651 registros de queimadas na área do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana, que atende 22 municípios da região. No comparativo com o ano passado foram 301 ocorrências, uma alta de 116%. Somente nos primeiros quatro dias de setembro foram atendidas 19 denúncias de incêndios ambientais.
Fonte: Tnonline
Categoria: