Evento da Portos do Paraná aborda boas práticas mundiais em tecnologia portuária.

Evento da Portos do Paraná aborda boas práticas mundiais em tecnologia portuária

A 5ª Edição do InovaPortos começou nesta terça-feira (27) trazendo pontos de eficiência, modernização e referências em inovação para os portos brasileiros. O evento realizado pela Portos do Paraná acontece no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e é considerado o maior encontro sobre inovação portuária do Brasil.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, abriu o evento que reúne representantes de portos públicos e privados, investidores, empresários interessados em soluções inovadoras, profissionais do cenário de inovação e startups de soluções portuárias.
“A Portos do Paraná é uma das principais lideranças da logística do País devido às suas melhores práticas e hoje pudemos dividir com o público nacional o nosso conhecimento”, enfatizou.
Atualmente a Portos do Paraná é pentacampeã em melhor gestão portuária do Brasil, de acordo com o governo federal, atingindo nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).
  • Outro ponto abordado no evento foi a necessidade cada vez maior de ser aplicada a inteligência logística e operacional.
Para o diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos, Fábio Lavor Teixeira, compartilhar o conhecimento de tecnologia avançada no mundo pode beneficiar o setor portuário nacional. “O InovaPortos é um evento em que falamos de modernização, tecnologia, sistemas, inteligência artificial, de ações que podemos trazer ao setor portuário brasileiro. É importante aperfeiçoarmos esses sistemas, trazendo ganho de eficiência e modernização dos processos” explicou.
“Nós também estamos com palestras junto à Rotterdam, à Valência, e essa interação é benéfica para o Estado e para todo o setor. Nós estamos compartilhando nossas obras, como o Moegão, que é uma solução de logística importante para o setor”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex. O Moegão vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá.
O diplomata do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Fernando Pinheiro Machado, afirmou que o evento é importante para que se possa discutir e levantar soluções para o setor. “A curto prazo, podemos reconectar a relação atual entre o maior agronegócio do mundo e os nossos mercados consumidores”, afirmou.
A palestra magna foi da advogada internacionalista Priscila Caneparo, que também atua como delegada da Diplomacia Civil para a Organização Mundial do Comércio.
“Falei sobre os portos da América Latina e o que pode ser melhorado a partir dos sete vetores de inovação portuária, que partilham dessa quinta onda de geração dos portos. Não dá mais para afastar o porto do contexto da sustentabilidade, Big Tech, Big Data e desenvolvimento tecnológico”, disse Priscila.
A coordenadora do Comitê de Inovação da Portos do Paraná, Bruna Nicolau, organizadora do evento, destacou a relevância do painel apresentado pela advogada. “Foram abordadas as tendências globais, o que outros portos internacionais estão vislumbrando para a inovação e como os portos daqui podem agregar isso” explicou.
  • PROGRAMAÇÃO – O 5º InovaPortos segue até esta quarta (28) com discussões e breves apresentações das ações inovadoras desenvolvidas por terminais e startups. Os visitantes também poderão registrar a visita em painéis instagramáveis e saber como é feita a atracação de navios em simuladores virtuais disponibilizados no evento.
O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, mediará o painel sobre inteligência artificial e tecnologias como ferramentas para a inovação portuária. “No ramo da engenharia e manutenção isso tem tudo a ver porque sempre temos que olhar os benefícios que a inovação traz para toda a cadeia logística, como economizar e otimizar as atividades em obras”, afirmou.
As vagas presenciais para o evento estão fechadas, mas os interessados podem acompanhar pela internet, fazendo a inscrição AQUI.
Fonte: AEN
Categoria:

Deixe seu Comentário