Apucarana sediará 30º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecções e Moda.
Apucarana sediará 30º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecções e Moda
Apucarana vai sediar de 8 a 11 de outubro, no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o 30º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, da Confecção e da Moda (ABTT). O evento será realizado pela primeira vez no Paraná, em Apucarana, que foi escolhida por ser o principal pólo têxtil e de produção de de roupas e bonés do Paraná.
A confirmação do congresso de âmbito nacional foi feita nesta quinta-feira, em agenda do prefeito Junior da Femac com um grupo de empresários do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale) e do Arranjo Produtivo Local de Bonés (APL).
Participaram da reunião de hoje a presidente do Sivale, Elisabete Ardigo; o presidente do APL de Bonés, Jayme Leonel; além de Patrícia Papa, Carla Costa e Marcos Fante. “Tivemos uma primeira reunião preparatória deste grande evento que Apucarana irá sediar, com uma estimativa de cerca de mil pessoas ligadas ao segmento têxtil e de vestuário do Brasil”, informa o prefeito Junior da Femac.
O primeiro contato sobre a possibilidade de Apucarana sediar o congresso havia sido feito em janeiro, quando a diretora de eventos da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil (ABTT), professora e mestre Adelina Pereira – representando a presidente da entidade, Camilla Borelli -, visitou o prefeito Junior da Femac, acompanhada de empresários locais.
O congresso será realizado em parceria com os cursos de Engenharia Têxtil e Moda do Campus Apucarana da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). A presidente do Sivale, Elisabete Ardigo, diz que a ABTT escolheu Apucarana para sediar o Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, da Confecção e da Moda, em função do grande polo de confecções que o município mantém.
Jayme Leonel cita que também pesou na decisão da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil em trazer o congresso para Apucarana, a oportunidade de desenvolver cursos para capacitação local, enriquecendo as empresas com conhecimento e tecnologia para enfrentar desafios.
“Teremos muita honra em sediar e colaborar com a realização do Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda, pela primeira vez no Paraná”, disse o prefeito Junior da Femac, acrescentando que, no dia a dia de Apucarana, temos cerca de 25 mil pessoas – a maioria mulheres – trabalhando nas empresas de vestuário e bonés.
Fonte: Prefeitura de Apucarana