Programa Mulheres do Campo vai fomentar autonomia econômica de produtoras rurais.
Postado 24/05/2024 18H09
Programa Mulheres do Campo vai fomentar autonomia econômica de produtoras rurais
Com o objetivo de promover a autonomia econômica de mulheres que trabalham em atividades rurais, o Governo do Estado instituiu o programa Mulheres do Campo. A iniciativa, que trata de uma série de medidas integradas pelo desenvolvimento, qualificação e inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, foi apresentada em primeira mão pela primeira-dama Luciana Saito Massa nesta sexta-feira (24), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Encontro Amigas das Hortaliças.
“O Mulheres do Campo é um programa que prioriza as mulheres que trabalham com agricultura ou outras atividades rurais, garantindo o acesso delas, como grupo prioritário, a vários programas executados pelo Estado”, afirmou a primeira-dama.
O programa tem como diretrizes principais viabilizar o acesso das mulheres a programas de fomento produtivo e de crédito rural, capacitar as produtoras rurais para gestão e cooperativismo, desenvolver e divulgar tecnologias sociais e sustentáveis para produtoras e priorizar a participação de mulheres em programas de compras públicas da agricultura familiar.- As medidas vão beneficiar mulheres em diversas situações, como produtoras de agricultura familiar, assentadas de reforma agrária, extrativistas, pescadoras artesanais e aquicultoras, e mulheres de comunidades indígenas, das comunidades quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais.
O que instituiu o Mulher no Campo, assinado na quinta-feira (23) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, afirma que os critérios serão definidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), que coordenará as ações do programa.
ENCONTROS – A partir de segunda-feira (27), equipes do Governo do Estado vão realizar uma rodada itinerante de encontros para apresentar o programa a mulheres de todas as regiões do Paraná.
As primeiras reuniões vão acontecer em Paranavaí, na região Noroeste, em Laranjeiras do Sul, na região Centro-Sul, em Catanduvas, também na região Centro-Sul, em Jesuítas, no Oeste, e em Astorga, na região Norte.
Serviço:
Encontros do Programa Mulheres no Campo
27/05 (segunda-feira)
14h: Paranavaí, no Parque de Exposições Pres. Arthur Costa e Silva
28/05 (terça-feira)
9h: Laranjeiras do Sul, na rua Cel Guilherme de Paula, 1730
14h: Catanduvas, no Centro Cultural, próximo ao Lago de Catanduvas
29/05 (quarta-feira)
9h: Jesuítas, no Centro de Convivência Moacir Micheletto
14h: Astorga, no Libanus Buffet, na Av. Pres. Epitácio, 1150
Fonte: AEN
Categoria: