Apucarana participa, em Curitiba, do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras.

Apucarana participa, em Curitiba, do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras

Curitiba está sediando nesta semana o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Apucarana como integrante da Associação Internacional de Cidades Educadoras – com sede em Barcelona (Espanha) -, participa do congresso e será uma das dez cidades do mundo a serem premiadas, com seu projeto de ensino de libras (linguagem de sinais), na rede municipal de ensino. A premiação acontece na manhã de sexta-feira, em Curitiba.

O tema central do evento é “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”. De hoje (21) até sexta-feira (24), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, o congresso reunirá representantes de algumas cidades do Brasil e de vários países para reflexões e debates acerca de sustentabilidade social, ambiental e econômica e educação para a sustentabilidade.

Ao longo do evento, palestrantes e participantes debaterão políticas públicas, questões socioambientais, inovação social, redução das desigualdades, preservação e transmissão da cultura, revitalização de espaços públicos, entre outros temas importantes para a vida nas cidades. A equipe da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana irá apresentar um painel sobre sustentabilidade.

“Temos a grata satisfação de participar deste do Congresso internacional de Cidades Educadoras”, cita o prefeito Junior da Femac, acrescentando que Apucarana está inclusa entre as dez cidades do mundo, que será premiada por novos projetos apresentados. “O nosso ensino de libras na educação básica foi muito bem avaliado e isso nos dá muito orgulho”, assinala o prefeito.

No ano passado, em São Paulo (capital), Apucarana foi convidada para participar do painel de abertura do IX Encontro Nacional de Cidades Educadoras do Brasil, ao lado das cidades de Curitiba, São Paulo, Concórdia (SC) e Camargo (RS). O evento visou à promoção e o fortalecimento de aprendizagens transformadoras nas cidades, a partir de experiências exitosas dos municípios que integram a rede de Cidades Educadoras.

No evento, dirigentes da Autarquia Municipal de Educação (AME) apresentaram alguns programas que Apucarana implantou e que garantem que a cidade tenha o aprendizado e a educação como prioridade da gestão pública.

No intercâmbio de informações entre gestores públicos do Brasil, Apucarana apresentou os programas Portas Abertas (ensino profissionalizante gratuito, a partir da indicação de áreas pelos empresários), Ensino de Libras na educação básica; Ensino do Espanhol e do Inglês na rede municipal (ensino básico); e o Programa Feira Verde (troca de recicláveis por cestas de hortifrutigranjeiros).

“São programas que foram estruturados em várias áreas pela prefeitura e secretarias, contemplando pessoas de todas as faixas etárias no município, com acesso ao aprendizado”, assinala o prefeito Junior da Femac.

A organização do congresso em Curitiba está a cargo da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, que tem como presidente a Professora Maria Silvia, secretária municipal de educação de Curitiba. Apucarana estará representada no congresso pelo prefeito Junior da Femac e a secretária de de educação Marli Fernandes.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Categoria:

Deixe seu Comentário