Escolas promovem ações de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Escolas promovem ações de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Neste sábado (18/5), celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em alusão à data, a Autarquia Municipal de Educação está realizando diversas atividades de conscientização, nesta semana, nos 24 CMEIS e nas 36 escolas da sua rede.

“Os crimes sexuais contra crianças e adolescentes representam uma das mais graves violações aos direitos humanos. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 320 crianças e adolescentes são vítimas desse crime hediondo a cada 24 horas. Mas o número pode ser muito maior, tendo em vista que muitos casos não são denunciados. As escolas têm papel fundamental na prevenção,” disse o prefeito Junior da Femac.

Como o público dos CMEIS e Escolas Municipais é formado por crianças com idades entre quatro meses e dez anos, a Autarquia de Educação orienta os professores a trabalharem o tema de forma lúdica em sala de aula.

“Por meio de atividades como teatros, contação de histórias e brincadeiras, os estudantes aprendem que algumas partes do seu corpo são íntimas e não devem ser vistas ou tocadas por outras pessoas, com exceção de situações específicas, como quando o papai ou a mamãe estão lhes ajudando no banho ou quando vão ao médico. Eles também são ensinados que guardar segredos pode ser prejudicial,” explicou a secretária de educação, Professora Marli Fernandes.

A Autarquia de Educação promove ações de prevenção e combate ao abuso sexual regularmente, ao longo do ano letivo, nos seus CMEIS e Escolas, em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e a Macrorrede de Proteção às Crianças e Adolescentes. “Entretanto, nós reforçamos as atividades nesta semana em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e à campanha Maio Laranja,” acrescentou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Categoria:

Deixe seu Comentário