Referência no Paraná, Centro de Saúde Animal de Apucarana completa três anos.
Referência no Paraná, Centro de Saúde Animal de Apucarana completa três anos
Idealizado em abril de 2021 pelo prefeito Júnior da Femac no âmbito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), cenário onde aumentaram os casos de abandono e crueldade contra os animais e, consequentemente, o trabalho e desafios dos protetores, o Centro Municipal de Saúde Animal da Prefeitura de Apucarana (Cemsa) completou três anos com resultados que o tornaram referência no Paraná.
Estruturado nas instalações do então canil municipal como um centro médico-veterinário público voltado a animais abandonados, além de tutela de animais para adoção, castração gratuita de cães e gatos de famílias de baixa-renda e resgatados da rua, através do Programa Mais Vida Animal o Cemsa também garante repasse mensal de ração a protetores independentes e socorro veterinário a animais em situação de abandono vítimas de acidentes ou maus-tratos. “Nestes três anos, além de 3.506 castrações, o programa realizou ainda 2.280 resgates e repasse gratuito de 67.885 quilos de rações a protetores independentes”, revela o coordenador do centro, médico-veterinário João Pedro Correa, durante evento que celebrou os três anos de atividade do local.
Presente no evento, o prefeito Júnior da Femac salienta que no período foram investidos cerca de R$1,5 milhão em recursos municipais na manutenção dos serviços. “O advento da pandemia reforçou ainda mais a necessidade de ampliação das ações públicas de cuidado e bem estar animal. Após intenso planejamento, chegamos ao “Mais Vida Animal”. A partir de então, o nosso canil, que já era referência, passou a ser um centro especializado, proporcionando de forma gratuita um atendimento mais amplo na promoção da saúde animal, sobretudo no que tange o atendimento médico-veterinário a vítimas de atropelamento, violência ou abandono. Hoje, ao completar três anos, Apucarana dispõe de um dos maiores programas do Paraná direcionado à causa animal”, disse o prefeito Júnior da Femac.
De acordo com ele, além dos investimentos da administração municipal, o sucesso da iniciativa é fruto de parceria e união entre os poderes Executivo e Legislativo Municipal, protetores independentes e equipe do Cemsa, que conta com 11 servidores, entre médicos-veterinários, assistentes administrativos, serviços gerais e resgatistas. “Também contamos com suporte da Guarda Civil Municipal (GCM) e, sempre que necessário, das forças de segurança – polícias Militar e Civil – no atendimento de ocorrências que envolvem maus-tratos. Manter uma estrutura de referência como esta não é tarefa fácil e o sucesso do Cemsa é resultado de um trabalho integrado”, reforçou o prefeito de Apucarana, agradecendo aos vereadores de Apucarana por aprovarem o orçamento destinado ao custeio do local.
O coordenador do Cemsa, médico-veterinário João Pedro Correa, enalteceu o papel do prefeito, salientando sua postura de apoio a todas as demandas do local. “Além de idealizador do Cemsa e do Programa Mais Vida Animal, o prefeito Júnior da Femac é responsável direito pela manutenção dos resultados que são conquistados dia a dia com trabalho árduo e dedicado por parte de todos os membros de nossa equipe, onde trabalhamos 12 horas por dia, de domingo a domingo”, disse Correa.
Em nome das protetoras independentes beneficiadas pelo Cemsa, Vanuza de Oliveira disse que o programa tem dado todo respaldo necessário. “Trabalho há mais de 20 anos na causa animal, ajudando a retirar mais de 7 mil animais das ruas, e posso afirmar que nos últimos três anos, a partir do Cemsa, temos tido muito mais apoio por parte do poder público municipal. Agradecemos ao prefeito Júnior da Femac por este programa, que tem ajudado muito”, disse ela, que integra a ONG Lar e, atualmente, tutela 119 animais esperando adoção.
Presença – O ato de celebração dos três anos do Cemsa contou com a presença dos vereadores Rodrigo Liévore (Recife), Jossuela Pirelli e Luciano Facchiano, dos secretários municipais Emídio Bachiega (Saúde), Marli Fernandes (Educação), Juliano Dalla Costa (Assistência Social) e Laércio de Moraes (Chefia de Gabinete), dos superintendentes Gentil Pereira (Fazenda), Adan Lenharo (Indústria, Comércio e Emprego), do assessor especial para assuntos de Segurança do Gabinete Municipal, tenente-coronel da reserva PMPR, Marcos José Facio (Gabinete), e do médico da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Dr. Odarlone Orente.
Serviço – Para ter acesso à castração gratuita, a porta de entrada é o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Para ter direito ao benefício, além de estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal, o tutor do animal deve fazer parte de núcleo familiar com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa”, explica o médico-veterinário João Pedro Correa. Pelo regulamento, o número de castração é limitado a dois animais a cada dois anos, por família.
Já para ser considerado protetor independente e ter acesso gratuito ao auxílio-ração, a pessoa precisa ter a partir de 15 animais. O canal de atendimento a denúncias é o número de plantão WhatsApp 99967-0045, de domingo a domingo, das 8 às 20 horas. Já o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, é pelo telefone 3308-1414. O Cemsa fica localizado na Rua Cristiano Kussmaul, 2578, no Jardim Interlagos.
Fonte: Prefeitura de Apucarana