Câmara de Apucarana homenageia Canil da Polícia Militar.

Câmara de Apucarana homenageia Canil da Polícia Militar

Entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Canil da PM aconteceu na noite desta terça (22)
A Câmara Municipal de Apucarana se reuniu solenemente na noite desta terça-feira (22), para prestar homenagem com a entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Canil da Polícia Militar. A honraria é de autoria do vereador Moisés Tavares (PP). Conduzida pelo presidente da Casa de Leis, Luciano Molina (AGIR), a sessão solene contou com a presença dos vereadores Tiago Cordeiro de Lima (PDT) e Rodrigo Lievore Recife (MDB). 
Além dos parlamentares, também estavam presentes o coordenador de Segurança da Prefeitura, tenente-coronel Marcos José Facio, representando o prefeito Junior da Femac; o capitão Thiago Federovicz Mendes dos Santos, representando o Canil; o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Israel Aparecido de Carvalho; a presidente do Conseg, Ana Maria Schimidt; a médica veterinária Raquel Scaff, representando os apoiadores do Canil, entre outras autoridades, imprensa e convidados. 
Para o vereador Moisés Tavares, a existência do canil enaltece a figura do policial militar e do batalhão, e quem ganha com os serviços prestados é a comunidade. “Muito feliz em ser o autor desta honraria que reconhece o grande trabalho realizado pelo canil da Polícia Militar em Apucarana e na região”, reforça. 
O capitão Thiago agradeceu a homenagem e falou sobre o treinamento dos agentes caninos. “Estamos muito felizes com essa homenagem. Esse é o resultado do nosso serviço. É importante ressaltar que nossos cães não passam por maus-tratos, nem são viciados em drogas, como algumas pessoas imaginam. Eles são cães diferenciados e treinados para trabalhar, e são recompensados conforme conseguem atingir o objetivo. Tudo é sempre uma brincadeira. Para eles, o trabalho é sempre positivo”, explica. 
10 anos de Canil
Inaugurado em 23 fevereiro de 2015, o Canil da Polícia Militar de Apucarana começou com cinco policiais voluntários: o aspirante a oficial Thiago, hoje, o capitão Thiago; o aspirante a oficial Adriano; e os soldados Rodrigo, Augusto e Rubian. O canil trabalha valorizando a ação de cães, devidamente treinados, no suporte de diversas ações policiais. 
Os agentes caninos atuam na apreensão de drogas, armas e captura de bandidos, entre outras ações militares, além de participarem do projeto "Cão Amigo", voltado para o trabalho de apoio emocional e terapia ocupacional com crianças de Apaes de Apucarana e região, de lares e de escolas municipais. Desta forma, acumulam a função operacional com a filantrópica. 
O primeiro cão a executar esse trabalho e foi também o cão que localizou a 1ª droga foi o Golden Retriever “Thor”. Atualmente a equipe conta com cinco cães que trabalham no serviço operacional: Rinti, Zara, Smoke, Buddy e Hela.
Recentemente, o projeto "Cão Amigo", desenvolvido pelo 102 Batalhão da Polícia Militar de Apucarana e pelo Canil da PM, foi reconhecido nacionalmente, ocupando a 6ª melhor posição no Prêmio de Educação Darcy Ribeiro, concedido pela Câmara dos Deputados.
Veja mais takes da sessão solene:


Fonte: Câmara de Apucarana


Categoria:

Deixe seu Comentário