Ano bissexto: aniversariantes têm dia especial neste 29 de fevereiro
A advogada Bárbara Pereira Negrão, de Apucarana, faz aniversário nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro. Ela integra o grupo restrito de pessoas que nasceram em anos bissextos. Como não poderia ser diferente, a comemoração é especial por conta dessa peculiaridade. Ela completa 32 anos, mas, na verdade, este é apenas o 8º aniversário que ela comemora, de fato, no dia em que nasceu exatamente.
O dia 29 de fevereiro ocorre apenas em anos bissextos, que surgem no calendário apenas de quatro em quatro anos. Encontrar alguém que faça aniversário exatamente nesse dia pode ser um desafio, já que muitas pessoas que nasceram nessa data acabam celebrando no dia 28 de fevereiro ou no dia 1º de março nos anos não bissextos.
Nascida e registrada no dia 29 de fevereiro de 1992, os pais até tentaram registrá-la no dia 28 ou dia 1º, mas o cartorário não permitiu e disse que tinha que ser no dia do nascimento. Bárbara revela que, quando era mais nova, ficava triste, porque não tinha um dia correto para comemorar o aniversário. No entanto, conta que sempre foi incentivada pelos pais para festejar a passagem do aniversário normalmente nos anos não bissextos.
"Meus pais nunca me permitiram deixar passar em branco (o aniversário). Sempre comemorei em 1º de março, porque a minha mãe dizia que 28 de fevereiro eu ainda não tinha nascido, mas em 1º de março, sim", comenta. É claro que os amigos brincam com a situação. "Até hoje os colegas falam que, finalmente, você vai fazer aniversário", revela a advogada.
Nesta quinta-feira, até a publicação desta matéria, já tinham nascido seis bebês no Hospital da Providência Materno Infantil em Apucarana. São quatro meninos e duas meninas que entrarão no grupo restrito e, assim como a advogada Bárbara, vão comemorar aniversário oficialmente apenas de quatro em quatro anos.
O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César com o objetivo de adequar o calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas. Assim, o ano ganha um dia a mais. No entanto, a escolha do dia 29 de fevereiro para ser acrescido a cada quatro anos só passou a vigorar em 1582, com o calendário gregoriano.
Fonte TNonline