Apucarana homenageia trabalhadores do vestuário no Dia do Boné
Quarenta e dois colaboradores da indústria do vestuário de Apucarana que se destacaram em suas atividades profissionais no ano de 2023 receberam homenagem do Arranjo Produtivo do Boné (APL Boné) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale).
Realizado há 18 anos, o evento de reconhecimento setorial, promovido em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Apucarana e Sistema Fiep/PR, aconteceu na noite de quarta-feira (31/01) nas dependências do Centro Cultural Fênix e também marcou a comemoração do Dia Municipal do Boné, instituído em 2006 em reconhecimento ao registro da primeira empresa de bonés de Apucarana – a FAROLI – em 31 de janeiro de 1974.
Nesta edição, os organizadores estenderam homenagem a destaques de toda a cadeia têxtil do vestuário, entre eles fornecedores de matéria-prima, terceirizados e indústrias de confecções. “Dos 80 anos de Apucarana, o setor de confecções se faz presente há 50 anos. São cinco décadas de história, que tornaram Apucarana a Capital Nacional do Boné. Parabéns a todos envolvidos neste importante segmento da nossa economia, que respira inovação vestindo com estilo todo o Paraná, Brasil e até outros países, gerando riquezas e empregos”, disse o prefeito Júnior da Femac frisando que Apucarana é responsável por cerca de 50% da produção nacional de bonés e exporta para mais de 50 países.
Coordenador do APL Bonés, o empresário Jayme Leonel enalteceu o papel dos colaboradores homenageados. “Profissionais que muito bem representam a todos que atuam na nossa indústria, deixando seus lares para passarem maior parte do tempo trabalhando e dando o melhor”, parabenizou. À frente do APL desde o início, há 20 anos, Leonel assinala que o APL reúne a soma de forças de entidades parceiras, universidades e poder público na busca de soluções em prol do setor. “Evoluímos muito na qualidade dos nossos produtos. Hoje Apucarana tem toda a cadeia têxtil do vestuário instalada aqui. Desde o tecido, aviamentos, embalagens e toda terceirização. Somos um setor bem desenvolvido com empresas certificadas e consolidadas”, disse.
Para a presidente do Sivale, empresária Elizabete Ardigo, a noite de homenagens marca o início de 2024. “Ano em que mais uma vez iremos desenvolver vários trabalhos voltados para nosso setor. Somos muito gratos pelas empresas que participaram indicando os colaboradores, temos que honrar esses trabalhadores que tem tanta dedicação nas empresas”, assinalou ela, ressaltando a dimensão do setor no município. “Recentemente, em pesquisa realizada pela FIEP – PR, Apucarana ficou em primeiro lugar em números de empregos formais gerados no estado. Somos o maior polo industrial têxtil do Paraná. Isto é fruto de muito trabalho. Isso é um orgulho para nós apucaranenses”, citou a empresária.
Fonte Prefeitura de Apucarana