Presidente da Fiep conhece programas de incentivo à indústria em Apucarana
Às vésperas de completar 80 anos, Apucarana recebeu nesta terça-feira (23) a visita do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos. Durante encontro com o prefeito Junior da Femac e parte da sua equipe, Vasconcelos conheceu ações e as diversas premiações recebidas pelo Município na área da gestão pública, além das políticas públicas de incentivo à indústria.
Também participaram da reunião Julio Reis, chefe de gabinete da Fiep, a empresária e primeira-dama de Apucarana, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, vice-presidente da FIEP e que também preside o Sindicato das Indústrias de Pré-Moldados de Concreto e de Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindccon-Norte). Esteve presente ainda a secretária da Fiep, a empresária e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo.
O presidente da Fiep afirma que a visita vem ao encontro do propósito da entidade, que é o de se aproximar dos municípios e de estar mais perto de tudo o que interfere no dia a dia da indústria. “O prefeito Junior da Femac, que já foi vice-presidente da Fiep, também é um industrial e está atento às necessidades do setor. Viemos para estar mais próximos da gestão dele e para perceber a visão que ele tem e que pode contribuir com a melhoria da performance da Fiep”, pontua Vasconcelos.
O prefeito Junior da Femac apresentou os principais resultados das ações e diversos prêmios recebidos pela gestão. “Conquistamos o primeiro lugar na liberação de microcrédito no Paraná, somos top três em sustentabilidade no Estado, e também em desenvolvimento sócio econômico. No Ideathon – que alia inovação e educação -, realizado no final de 2023, os estudantes de Apucarana venceram nas duas categorias”, cita Junior da Femac.
O prefeito também destacou o trabalho na área da atração de investimentos e emprego. “Somente nos últimos quatro anos, atraímos R$ 1,5 bilhão em investimentos, a Agência do Trabalhador atingiu a melhor marca de colocação dos trabalhadores dos últimos 20 anos e Apucarana está a dois anos em nível de pleno emprego”, ressalta Junior da Femac.
PROGRAMA PORTAS ABERTAS -A secretaria municipal de Indústria, comércio e emprego apresentou números do Programa “Portas Abertas”, que capacitou nos últimos anos mais de 3.300 trabalhadores. “Estamos trabalhando para aumentar a empregabilidade e, para isso, vamos ao encontro dos empresários e pesquisamos quais são as áreas de maior demanda de qualificação, para definir a compra dos cursos”, ilustra Junior da Femac, acrescentando que o município já mantém boas parcerias com a Fiep e o Senai, pelo programa Qualifica Paraná.
Sobre as boas práticas implantadas, o prefeito cita ainda o programa que estimula os comerciantes a participarem de licitações do município, visando ampliar as compras de fornecedores locais. “A oferta de microcréditos, por meio do Banco da Mulher e Sala do empreendedor – em parceria com a Fomento Paraná -, atingiu mais de R$2 milhões em 2023”, informa Junior da Femac.
O prefeito pediu ainda o apoio do presidente da Fiep para que, na retomada do pedágio no Paraná, sejam priorizadas as obras previstas para a duplicação e melhorias nos trechos da BR-376, entre Apucarana e Ponta Grossa.
A vice-presidente da Fiep, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, disse que a entidade também contribui – além das parcerias com os municípios – com informações econômicas. “Um exemplo é o estudo realizado pelo Observatório Sistema Fiep, apontando que Apucarana é o maior polo industrial do vestuário e da produção têxtil do Paraná”, cita a vice-presidente da Fiep, acrescentando que o estudo também traçou um perfil dos trabalhadores do setor, trazendo informações como remuneração média e escolaridade, entre outros.
Dentro da Fiep, conforme cita Edson Vasconcelos, já existe a preocupação em melhorar a performance dos colaboradores, com treinamentos, aperfeiçoamento e educação continuada. “Mas também é fundamental conhecer a base da indústria onde estão os problemas e as necessidades, como licenciamento, plano diretor, logística e energia. Por isso, é fundamental estar próximo da realidade prática das indústrias”, reforça, emendando que várias ações de Apucarana podem ser replicadas em outros municípios.
Por parte da Prefeitura, participaram da reunião o secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Edson Estrope, que esteve acompanhado do superintendente Adan Lenharo, do gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz e da agente de crédito Edi Aquino, além do diretor do Centro de Qualificação Total, Luiz Miguel Vilas Boas e do diretor de formação do órgão, Dorival Miguel da Silva.
Fonte Prefeitura de Apucarana