Em um mês, “chuvarada” no Paraná afetou quase 190 mil pessoas e danificou ou destruiu mais de 25 mil casas.

Em um mês, “chuvarada” no Paraná afetou quase 190 mil pessoas e danificou ou destruiu mais de 25 mil casas

Ao longo de um mês, entre os dias 3 de outubro e 3 de novembro, a “chuvarada” registrada no Paraná atingiu 168 dos 399 municípios do estado, afetando mais 189 mil pessoas e danificando ou destruindo mais de 35 mil residências. É o que revela o mais recente boletim de ocorrências da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 17h30 desta sexta-feira (3/11).

Conforme o levantamento, 32 municípios paranaenses estão em situação de emergência. São eles: Boa Esperança do Iguaçu, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Contenda, Dois Vizinhos, Espigão Alto do Iguaçu, Faxinal, Guamiranga, Imbituva, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lapa, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Paula Freitas, Peabiru, Pinhão, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, São João, Saudade do Iguaçu, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais, Sulina, Verê e Virmond.

Além disso, há 15 cidades que decretaram Estado de Calamidade Pública. São elas: Clevelândia, General Carneiro, Mallet, Palmeira, Paulo Frontin, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória.

272 ocorrências e 16 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas

O levantamento da Defesa Civil aponta que os municípios cadastraram um total de 272 ocorrências ao longo do último mes, entre elas vendavais, enxurradas, chuvas intensas, alagamentos, inundações e outros tipos de desastre.

Essas situações afetaram até aqui um total de 189.508 pessoas, sendo que há atualmente 14.096 paranaenses desalojados e outros 2.132 desabrigados. Ao todo, 25.653 casas foram danificadas eoutras 76 acabaram destruídas por conta das intempéries climáticas.

563 milímetros de chuva

Segundo boletim semanal divulgado pelo DERAL/PR, ao longo do último mês (outubro) o SIMEPAR registrou, em Curitiba, a precipitação de 563 milímetros de chuva. Para se ter uma dimensão do que isso representa, normalmenteno mês de outubro chove em torno de 150 milímetros.

Fonte: Bem Parana

Categoria:

Deixe seu Comentário