Cataratas do Iguaçu: Com vazão cinco vezes acima do normal, passarela próxima às quedas permanece fechada neste sábado (14);

Fechamento da passarela ocorreu na sexta (13) após as Cataratas atingirem fluxo de quase 11 milhões de litros de água por segundo. Vazão normal é de 1,5 milhão. Demais trechos da trilha permanecem abertos.

A vazão das Cataratas do Iguaçu está em 9,4 milhões de litros de água por segundo neste sábado (14) de acordo com o monitoramento hidrológico feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel

Devido ao grande volume de água, a passarela próxima às quedas no lado brasileiro permanece fechada como medida de segurança, segundo a assessoria do parque. Os demais trechos da trilha próximos as Cataratas estão abertos para visitação.

O fechamento da passarela brasileira ocorreu na sexta (13) após a vazão atingir quase 11 milhões de litros de água por segundo, cerca de 7 vezes a mais da vazão normal que é de 1,5 milhão.

De acordo com o Parque Nacional do Iguaçu, 10 mil pessoas devem passar pelo local neste sábado (14). Na sexta (13), foram quase 12 mil visitantes.

A reabertura da passarela será feita somente após a vazão atingir níveis seguros para os visitantes. Para isso, vistorias constantes à estrutura da passarela são feitas pelos técnicos do parque.

O aumento da vazão se deve as chuvas constantes ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce na região de Curitiba e segue no sentido leste/oestes, associado a abertura dos vertedouros das seis usinas distribuídas ao longo do Rio Iguaçu para garantir às represas níveis seguros de operação.

Acumulado de chuvas ao longo do leito do Rio Iguaçu

O Rio Iguaçu nasce na região de Curitiba e desagua em Foz do Iguaçu.

Dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) mostram que a capital paranaense quebrou recorde histórico de chuva para o mês dos últimos 26 anos, com acumulado de 280 mm, antes mesmo de completar a primeira quinzena do mês. A média para o mês era de 152,8 mm.

As quedas

Imagens aéreas das Cataratas do Iguaçu com fluxo normal de 1,5 milhão de litros de água por segundo — Foto: Fábio Borges

Imagens aéreas das Cataratas do Iguaçu com fluxo normal de 1,5 milhão de litros de água por segundo — Foto: Fábio Borges

Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, são 275 saltos catalogados, o que dá às cataratas o título de maior conjunto de quedas d'água do mundo.

A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo atingir mais de 100 metros dependendo da vazão do Rio Iguaçu.

O formato das Cataratas do Iguaçu lembra uma "ferradura". As quedas se estendem por 2,7 quilômetros: 800 metros localizados no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina.

Fonte: G1 Parana

Categoria:

Deixe seu Comentário