Prefeito participa da entrega da nova sede da Casa da Indústria de Apucarana.
Prefeito participa da entrega da nova sede da Casa da Indústria de Apucarana
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Pedro, inaugurou nesta quarta-feira (20/09) as novas instalações da Casa da Indústria de Apucarana, um espaço de cooperação no qual a entidade promove atividades de estímulo ao associativismo, competitividade, representatividade, integração e inovação junto a sindicatos e indústrias.
O ato de entrega do novo espaço, localizado à rua Padre Severino Cerutti, 249 – sala 2, foi prestigiado pelo prefeito Júnior da Femac, lideranças industriais, sindicalistas e outras autoridades locais. Na oportunidade, Júnior enalteceu o papel da Casa da Indústria, que funciona em Apucarana desde 2015. “A cultura da indústria faz parte de Apucarana. Aqui, neste ambiente, posso dizer que me sinto em casa e entre amigos. Na indústria cresci e aprendi conceitos que carrego para a vida. A indústria é capaz de criar e transformar, ela faz a diferença. Parabéns a Fiep por investir na Casa da Indústria de Apucarana, que neste novo local com certeza atenderá ainda melhor o industrial e os sindicatos”, pontuou o prefeito, parabenizando a gestão do presidente da Fiep, Carlos Valter. “Seu trabalho entra para a história da entidade. Não é fácil estar à frente de uma instituição tão grande como a Fiep, sobretudo, em meio a uma pandemia global”, enalteceu o prefeito que participou do evento ao lado da esposa, a empresária Carmen Lúcia Izquierdo Martins, vice-presidente da Fiep e presidente do Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindiccon), que dispõe de uma sala na Casa da Indústria, e do pais, Sebastião Ferreira Martins (Tião da Femac), que no ato representou os industriais de Apucarana e região, e Maria Toschi Venério Martins.
O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, pontuou que a Casa da Indústria é um espaço de cooperação voltado ao fortalecimento da indústria no Paraná, bem como ampliação de área de abrangência. “Este novo espaço foi indicado pelos próprios sindicatos que utilizam o local. Um ambiente da indústria para a indústria”, assinalou Pedro, pontuando que a nova “Casa”, que serve de sede compartilhada para quatro sindicatos filiados à Fiep, conta com recepção, uma sala para cada sindicato, espaço de convivência, sala de reuniões para até 12 pessoas e um auditório que comporta 42 pessoas.
A conquista do novo imóvel também foi celebrada pelos sindicalistas. “Um espaço muito sonhado. Um imóvel que disponibiliza mais estrutura, um espaço do industrial, que vai estar sempre à disposição para a realização de treinamentos, cursos e recursos”, disse a empresária Carmem Lúcia Izquierdo Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Pré-moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindiccon).
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Apucarana (Sindimetal), José Carlos Bittencourt, agradeceu ao presidente da Fiep. “Com certeza atenderá com mais condições as necessidades do sindicato e à comunidade”, disse.
Já Bete Ardigo, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (Sivale) – este último juntando-se à “Casa” nesta nova unidade, destacou o trabalho dos sindicatos, que é feito voluntariamente, e enalteceu o novo espaço. “Um ambiente que merecemos. Aqui poderemos promover reuniões em um ambiente mais confortável, fazer muito mais”, disse a sindicalista, agradecendo também ao presidente da Fiep.
O presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz, Milho, Soja e Beneficiamento do Café do Paraná (Samisca), Sérgio Biazze, também aprovou a mudança de sede. “Destaco aqui a conquista da Casa da Indústria, que no seu primeiro endereço teve à frente o trabalho do Tião da Femac. Muito feliz com este novo espaço, onde os sindicatos terão condição de fazer e apresentar mais resultados”, disse.
Além de Apucarana, a iniciativa está presente em outras 11 cidades paranaenses: Arapongas, Cascavel, Curitiba, Londrina, Francisco Beltrão, Irati, Pato Branco, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá e Rio Negro.
Fonte: Prefeitura de Apucarana