Duplicações, passarelas, viadutos e wi-fi: veja obras e melhorias previstas no lote 1 do novo pedágio do Paraná.

Duplicações, passarelas, viadutos e wi-fi: veja obras e melhorias previstas no lote 1 do novo pedágio do Paraná.
Pacote com trechos de rodovias estaduais e federais foi leiloado nesta sexta (25). Concessionária deve assumir estradas a partir de janeiro de 2024; cobrança deve começar no primeiro trimestre.
O contrato de concessão de rodovias do lote 1 do novo pedágio do Paraná estabelece uma série de obras e melhorias a serem feitas. Leilão nesta sexta-feira (25) definiu que as estradas estaduais e federais contempladas serão administradas pelo grupo Pátria.
O edital com as regras dessa concessão foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que prevê que a concessionária assuma as rodovias em janeiro de 2024 e abra as praças de cobrança ainda no primeiro trimestre.
  • O lote 1 contempla 473 km de rodovias: o trecho da BR-277 entre Curitiba e Prudentópolis, as BR-373, BR-376, BR-476 e as estaduais PR-418, PR-423 e PR-427. A concessão é por 30 anos.

De acordo com a ANTT, os investimentos totais estimados para o lote 1 serão de R$ 13,1 bilhões ao longo de 30 anos, divididos da seguinte maneira:
•R$ 7,9 bilhões para melhorias das estradas, sendo 47% desse valor destinados à expansão da capacidade das rodovias;
•R$ 5,2 bilhões para serviços gerais e administrativos, como serviço médico e mecânico.
O edital prevê cinco praças de pedágio, em ImbituvaIratiPorto Amazonas, São Luiz do Purunã e Lapa. Segundo o edital, os postos de cobrança deverão ser restaurados e modernizados.
O novo lote atravessa diretamente as seguintes cidades:
  1. Prudentópolis
  1. Porto Amazonas
  1. Guamiranga
  1. Teixeira Soares
  1. Fernandes Pinheiro
  1. Imbituva
  1. Ipiranga
  1. Ponta Grossa
  1. Curitiba
  1. Lapa
  1. Irati
  1. Palmeira
  1. Campo Largo
  1. Balsa Nova
  1. Araucária
  1. Contenda
  1. Almirante Tamandaré
  1. Colombo
  1. Regiões do Paraná que integram o lote 1 da nova concessão de pedágio — Foto: Arte/RPC
Estradas mais largas e com melhor infraestrutura
Estão previstos 344 km de duplicações, 210 km de faixas adicionais (terceiras faixas), 27 km de ciclovias e 41 km em vias marginais, além de 11 passarelas, 86 viadutos e 60 paradas de ônibus.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que as rodovias deverão ter nove bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU), com 10 ambulâncias, sendo três de suporte avançado.
A agência afirma que o contrato também prevê a disponibilização de sistema de serviço de atendimento mecânico, com 6 guinchos leves, 4 guinchos pesados, além de 2 caminhões-pipa e 2 caminhões-gaiola.
O edital prevê, ainda, a disponibilização de pontos de parada para descanso de caminhoneiros.
De acordo com o Governo do Paraná, as obras estão divididas da seguinte forma:
  • duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis;
  • duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
  • duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
  • duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
  • duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
  • faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;
  • faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
Outras exigências do novo pedágio do Paraná
O edital de concessão das rodovias prevê que ainda:
  • Instalação de câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas;
  • Disponibilização de internet Wi-Fi em pontos de atendimento ao usuário e descanso de caminhoneiros;
  • Instalação de painéis de mensagem variável;
  • Iluminação completa em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos;
  • Sistema de pesagem automático.
  • Fonte: G1 Parana

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