Entenda como são as buscas dos bombeiros por vítima desaparecida sob 10 mil toneladas de milho em silo que explodiu em Palotina.
Entenda como são as buscas dos bombeiros por vítima desaparecida sob 10 mil toneladas de milho em silo que explodiu em Palotina
Explosões aconteceram dentro da Cooperativa C.Vale, em silo com substâncias inflamáveis. Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas.
Nesta sexta-feira (28) as buscas pelo trabalhador que está desaparecido após uma série de explosões em um silo de secagem de grãos da cooperativa agroindustrial C.Vale em Palotina, no oeste do Paraná, entraram no terceiro dia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem de 44 anos é haitiano e está soterrado embaixo de 10 mil toneladas de grãos de milho.
Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas no acidente. As vítimas são sete haitianos e um brasileiro.
Conforme o tenente coronel Rogério Lima de Araújo, as buscas pelo desaparecido estão ocorrendo por três frentes de trabalho: retirada dos escombros, preparação do local para a utilização de máquinas de sucção e busca com cães farejadores. Leia detalhes de cada uma delas a seguir.
"Estamos trabalhando em meio a escombros e estruturas colapsadas que dificultam a instalação dos equipamentos de sucção. Antes, tem que proporcionar a segurança, a retirada de escombros, para daí instalar um novo equipamento", explica o tenente coronel.
Homem está soterrado por 10 mil toneladas de milho após explosões de silos em Palotina — Foto: Corpo de Bombeiros
Reconhecimento do local
O capitão Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, explicou que parte das vítimas estavam em um túnel que interliga os armazéns do silo na hora das explosões. Depois, as estruturas dos silos caíram sobre elas.
Segundo Araújo, uma das equipes do Corpo de Bombeiros está trabalhando junto com técnicos da cooperativa para fazer o reconhecimento minucioso de como funciona este túnel.
Em seguida, a corporação pretende investir em uma nova etapa de trabalho, na qual será feita a desobstrução do espaço
Retirada de grãos
Conforme o tenente coronel, os bombeiros atuam também na retirada de grãos do local. Porém, conforme ele, a equipe trabalha com a preparação do local para a utilização de máquinas de sucção, o que pode agilizar as buscas.
De acordo com Araújo, o volume de grãos no silo é de 10 mil toneladas. Durante a noite, os bombeiros retiraram cerca de 2 mil delas.
A retirada dos grãos está sendo de forma gradativa com auxílio de equipamentos de escoação da cooperativa, segundo a corporação
Cães farejadores
Segundo Araújo, o local das buscas foi apontado pelos cães farejadores que auxiliam nas buscas. Os animais estão fazendo varreduras das áreas afetadas.
De acordo com o tenente coronel, por conta dos escombros, até quinta-feira alguns locais não tinham segurança suficiente para que as equipes entrassem com os cães, porém, com o trabalho de desobstrução durante a madrugada, a entrada foi possibilitada.
"Temos uma área onde possivelmente está esta vítima desaparecida. Nós queremos chegar no local exato, e, aí sim, concentrarmos todos os esforços e fazer a retirada", afirma o tenente coronel.
Fonte: G1 Parana