Seminário sobre educação integral é concluído com sucesso em Apucarana.
Seminário sobre educação integral é concluído com sucesso em Apucarana
O 2º Seminário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR) foi concluído nesta sexta-feira (23/6). Durante dois dias, secretários de educação, coordenadores pedagógicos e diretores escolares de oitenta e três municípios, de todas as regiões do estado, estiveram reunidos na capital do boné, buscando ampliar seus conhecimentos sobre a Educação Integral. Eles avaliaram como útil e positiva a programação do evento, que contemplou palestras com profissionais renomados na área e visitas aos pontos turísticos e às unidades de ensino da rede municipal de Apucarana.
A secretária de educação de Santa Terezinha de Itaipu (região oeste), Simara Cordeiro da Silva Jorge, comentou que o processo de implantação da educação integral está em andamento no seu município. “Foi justamente isso que me motivou a participar desse seminário da Undime-PR. Eu estou encantada com tudo o que ouvi nas palestras e vi nos CMEIs e Escolas de Apucarana,” disse.
“A experiência que nós tivemos nesses dois dias foi muito enriquecedora, unindo teoria e prática. As palestras do seminário permitiram que nós refletíssemos sobre as nossas práticas e vislumbrássemos novas ideias. Já, nas visitas, percebemos que Apucarana possui uma excelente estrutura, aplica muito bem os recursos e mantém projetos incríveis de Educação Integral,” acrescentou a coordenadora pedagógica da secretaria municipal de Enéas Marques (região sudoeste), Kátia Danielle Berckembrock.
O secretário municipal de educação de Ventania (na região dos Campos Gerais), José Carlos Costa dos Santos, também participou do 2º Seminário da Undime-PR. Ele estava acompanhado do coordenador pedagógico, Ronaldo Barbosa de Oliveira. “Atualmente, o nosso município oferta a educação integral apenas para as crianças de zero a três anos, mas temos a pretensão de ampliar o projeto e, quem sabe, chegar ao patamar de Apucarana, com o desenvolvimento dessa modalidade em cem por cento da rede. Eu gostei bastante de visitar as unidades de ensino apucaranenses e conhecer uma realidade diferente daquela que temos em Ventania. As escolas de vocês possuem uma estrutura muito boa e são bastante organizadas, dando condições para que as crianças tenham uma aprendizagem de qualidade,” afirmou o secretário.
Estudantes da rede municipal de educação de Apucarana presentearam os participantes do seminário com apresentações artísticas, de dança, música, artes marciais, inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outras secretarias do município também apresentaram seus projetos, por meio de estandes, na entrada da Associação Cultural e Esportiva (ACEA), onde foi realizado o evento da Undime-PR.
“Eu achei muito interessante as parcerias que a Autarquia de Educação de Apucarana mantém com as outras secretarias municipais para o desenvolvimento de projetos da Educação Integral, sobretudo nas áreas do Esporte e da Cultura. É algo que não costumamos fazer lá na nossa cidade e pretendo levar como uma sugestão,” falou Daniele de Souza Alves, técnica da secretaria de educação de Rio Negro (região sudeste).
O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes (que também é vice-presidente da Undime-PR) agradeceram a visita dos mais de quatrocentos dirigentes municipais de educação à cidade de Apucarana. “Eu fiquei muito feliz em ver tantos gestores unidos e irmanados na mesma missão, que é ofertar uma formação de qualidade às crianças paranaenses. O nosso município está sempre de portas abertas para recebê-los,” disse o prefeito.
“Esse seminário foi um momento enriquecedor para nós também. Mesmo que Apucarana já tenha experiência na área da Educação Integral, eu julgo que sempre podemos aprender mais, trocando ideias e compartilhando conhecimentos com outros profissionais,” concluiu a secretária de educação de Apucarana, Marli Fernandes.
Fonte: Prefeitura de Apucarana