Secretária de Estado da Mulher conhece estrutura e programas de Apucarana.
Secretária de Estado da Mulher conhece estrutura e programas de Apucarana.
Apucarana é um dos 17 municípios do Paraná que possui estruturado um Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM). A experiência de Apucarana, que é referência no Paraná, foi verificada pessoalmente pela secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, nesta sexta-feira (24/06). Além de conhecer a equipe, a secretária visitou e recebeu informações sobre diversos programas.
Leandre Dal Ponte, que é deputada federal licenciada, esteve acompanhada durante a visita pela diretora estadual de Políticas Públicas e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Mariana Neris. “Apucarana faz um trabalho de combate à discriminação da mulher, que é exemplo para o Paraná e o País. Saímos daqui de Apucarana com muito entusiasmo, levando essas ações como uma possibilidade de constituição de políticas públicas que podem ser replicadas em outros municípios”, frisa Dal Ponte.
A secretária iniciou a visita pelo Centro de Atendimento à Mulher (CAM), no Jardim América, onde foi recebida pela secretária da Mulher, Denise Canesin. Além da equipe do CAM, também esteve presente a secretária da Assistência Social, Jossuela Pirelli. “A secretária Leandre Dal Ponte conheceu a estrutura e recebeu informações sobre diversas ações, como os cursos profissionalizantes, Patrulha Maria da Penha, procuradoria jurídica, botão do pânico e medidas protetivas, entre outras”, cita Denise Canesin.
Na sequência, Leandre Dal Ponte foi até o Espaço Empreender (no antigo IBC da Vila Nova) onde conheceu a horta solidária e recebeu informações sobre a rede de economia solidária. “Apucarana, com a rede de economia solidária, promove a autonomia e a independência, fazendo ao mesmo tempo com este programa a prevenção da violência. Percebemos que o programa tem uma competência administrativa, técnica e jurídica que serve seguramente de inspiração para muitos municípios”, avalia a secretária.
Um dos objetivos do governo do Estado, conforme Leandre Dal Ponte, é estruturar organismos de política públicas para as mulheres nos municípios. Atualmente, apenas 17 cidades possuem um OPM ativo, sendo que somente 13 – entre os quais Apucarana – com estrutura de secretaria. “A gente quer fazer uma gestão descentralizada da política voltada para a mulher. O governo do estado criou um novo arranjo de governança e queremos construir essa política de forma horizontal, através do diálogo entre estado e municípios. Apucarana já possui uma caminhada de longo tempo, experiência que contribuirá neste processo”, completa Leandre Dal Ponte, acrescentando que a secretaria e o fundo estadual não existiam no mandato anterior e foram criados pelo governador Ratinho Junior no começo deste ano.
Fonte: Prefeitura de Apucarana