Câmara vai instalar CPI das Pirâmides Financeiras
A Câmara dos Deputados vai instalar, na terça-feira 13, um CPI para investigar as pirâmides financeiras que atuam com cripto moedas. Com 171 assinaturas, o requerimento para criar o colegiado é de autoria do deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
A CPI das Pirâmides Financeiras pretende investigar 11 empresas que teriam feito operações fraudulentas usando cripto moedas. As organizações foram identificadas pela Comissão de Valores Mobiliários.
As empresas são acusadas de usar da divulgação de informações falsas sobre projetos e promessas de alta rentabilidade para atrair as vítimas e sustentar um esquema de pirâmide.
A CPI terá 120 dias para realizar as diligências, o prazo pode se estender por até 60 dias. O colegiado será formado por 32 titulares e 32 suplentes.
Essa é a quarta CPI que a Câmara instala em apenas seis meses. Até o momento, as CPIs das Americanas, do MST e das Apostas estão acontecendo na Casa.
No Senado, apenas a CPI das ONGs começou os trabalhos. Já no âmbito do Congresso, a CPI mista do 8 de janeiro está funcionando há quase um mês.
Fonte Revista Oeste