Ratinho Jr assina delegação de rodovias estaduais à União para novos pedágios amanhã
O governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou hoje que vai amanhã a Brasília para assinar, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o convênio de delegação das rodovias estaduais à União para a instalação dos novos pedágios no Paraná. Com isso, o governo federal poderá lançar os editais dos dois primeiros lotes de concessão. De acordo com Ratinho Jr, o leilão está previsto para 24 de agosto. Dos 3.300 quilômetros de rodovias a serem concedidas, 1.200 quilômetros, ou cerca de um terço, são de estradas estaduais.
“Nós vamos amanhã estar em Brasília às 15 horas da tarde com o presidente da República fazendo esse repasse das rodovias estaduais, com o governo federal, assinando o convênio que a gente trabalhou já três anos e meio, praticamente, nesse projeto. E agora chegou na sua parte final aonde será publicado o edital para que possa ir para a Bolsa (de Valores) os dois primeiros lotes”, explicou o governador.
“Lembrando que está dividido esse projeto de concessões em seis lotes. Os dois primeiros vai acontecer o leilão na data estipulada de 24 de agosto”, disse ele.
“Amanhã já sai a cessão, o convênio é assinado. Não sei se sai exatamente a publicação do edital. Mas é algo meio automático. Você faz a assinatura do convênio, a cessão das rodovias, já automaticamente, um dia ou outro já está na praça o edital para que as empresas do mundo todo possam participar e estudar esse edital”, afirmou Ratinho Jr.
Desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ratinho Jr vinha cobrando pressa do governo federal para as novas concessões. O governador defendia a manutenção do modelo elaborado na gestão Bolsonaro, com leilão por menor tarifa e pagamento de um aporte financeiro proporcional ao desconto para a garantia das obras. O PT do Paraná, porém, defendia leilão por menor tarifa, sem limite de desconto ou cobrança de aporte.
O modelo elaborado pelo governo Lula prevê leilão por menor tarifa, com desconto isento de pagamento de aporte até 18%. No formato anterior, haveria cobrança de aporte com qualquer desconto. Pela proposta, a cada 1% de desconto era exigido R$ 15 milhões em aporte; após 10%, R$ 30 milhões.
Ratinho Jr chegou a ameaçar não delegar as rodovias estaduais e realizar por conta própria as concessões desse trecho caso o governo federal não concordasse com a cobrança de aporte ou quisesse implantar um pedágio de manutenção. Na ocasião, a presidente nacional do PT e deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann rebateu o governador. “Ratinho Junior faz ameaças pra iludir o povo e tentar emplacar um modelo de pedágio que criou junto com Bolsonaro e que é extremamente prejudicial aos usuários e ao desenvolvimento do estado. Pode tirar o cavalo da chuva, governador! Não vamos permitir”, afirmou ela.
Em março, o governador chegou a anunciar a vinda ao Paraná do ministro dos Transportes para a assinatura da delegação das rodovias estaduais, mas Renan Filho cancelou a visita. Pressionado pelo PT, porém, o ministério desmentiu o governo paranaense, afirmando que a vinda de Renan Filho não havia sido confirmada.
Em agosto de 2021, ainda no governo Bolsonaro, Ratinho Jr e o então ministro dos Transportes e hoje governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciaram o modelo de concessões dos novos pedágios, afirmando que as tarifas ficariam em média 50% mais baratas que as dos contratos anteriores, que expiraram em novembro daquele ano.
Em outubro do ano passado, porém, ao liberar a licitação para os lotes 1 e 2, o Tribunal de Contas da União (TCU) alertando para o risco de que as tarifas fiquem mais altas. O custo da viagem entre Curitiba e Londrina, por exemplo, pode ficar 35% mais caro que os pedágios antigos, segundo o órgão.
Fonte Bem Paraná